O que são Jamborees, Moots, Indabas e Filias? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Pois bem, são todas grandes actividades de Escoteiros.

 

Jamborees – São grandes acampamentos onde acorrem jovens Escoteiros entre os 14 e os 18 anos de diferentes países. Os maiores são os Jamborees Mundiais tendo o primeiro se realizado em 1924 em Inglaterra, acabando por marcar a proclamação de Baden-Powell como “Escoteiro Chefe Mundial”.
Da história dos Jamborees destacam-se como os mais emblemáticos até agora realizados o de 1929, numa grande quinta perto de Liverpool, comemorando o 21° aniversário do Escotismo e a atribuição pelo Rei Jorge V de Inglaterra do título de barão a BP, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell, o Jamboree da Paz em 1947, a 70 quilómetros de Paris comemorando o fim da II Guerra Mundial e o Jamboree do Centenário do Escotismo em 2007 em Inglaterra no qual o 129 marcou presença.

 

Moots  - São actividades de Caminheiros internacionais. No passado eram designados por Roover-Moots. Os Moots caracterizam-se por serem actividades de grande confraternização entre Caminheiros, sendo marcadas pelo desenvolvimento de empreendimentos juntos das comunidades do pais que acolhe o Moot.

 

Indabas – São acampamentos de chefes. O primeiro a nível mundial efectuou-se em 1952 em Gilweil-Park, Londres. Têm por objectivo discutir assuntos de interesse geral para o Escotismo.

 

Filias – São acampamentos de guias de patrulha.