O que é o Jamboree no Ar e na Internet? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Texto adaptado de Manual de 2ª Classe - AEP Região do Porto

 

O Jamboree no Ar é uma extraordinária manifestação de amizade e fraternidade entre os Escoteiros de todo o Mundo. Durante estas 48 horas de realização constitui-se a maior cadeia de amizade, o maior encontro de Escoteiros, trocando saudações e cumprimentando-se numa jornada de boa vontade entre os jovens de todas as latitudes, não só no sentido geográfico como também no espiritual.

 

O JOTA (do inglês Jamboree On The Air) nasceu em 1957 aquando da realização do IX Jamboree Mundial, comemorativo do centenário de Baden-Powell e do jubileu do Escotismo.

 

A sugestão desta actividade foi dada por uma estação de ondas curtas que funcionou durante o JIM, a GB3SP. Efectivamente foram, centenas os contactos estabelecidos com postos de Radioamadores Escoteiros de todo o mundo, o que fez radicar em todos a ideia de que, além do Jamboree que se realizava em Sutton Park, outra grande reunião se estava a fazer através dos ares. Era um verdadeiro "Jamboree no Ar".

 

Logo no ano seguinte, realiza-se o 1° Jamboree no Ar nos dias 10 e 11 de Maio e o seu sucesso foi de tal ordem, que no ano imediato em Outubro houve nova edição desta iniciativa. Para que a actividade, de invulgar amplitude, não demonstrasse carência de meios de acção, a sua organização foi confiada à repartição Mundial do Escotismo, nesse tempo instalada em Otawa.

 

O Jamboree no Ar tornou-se desta maneira uma das actividades mais relevantes do calendário oficial do Escotismo Mundial. Todos os anos, no terceiro fim-de-semana de Outubro, milhões de escoteiros trocam mensagens através das ondas de rádio.

 

Esta actividade teve, e tem, tanto sucesso que com o aparecimento da Internet logo se pensou em aproveitar o grande potencial desta forma de comunicação. Actualmente, a par do JOTA temos também o JOTI (do inglês Jamboree On The Internet). Não deixes de participar nesta grande actividade mundial que todos os anos tem também uma grande participação de escoteiros portugueses.