Símbolos e sinais de laboratório PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

O conhecimento de várias linguagens de códigos e sinais é sempre uma mais valia para um bom escoteiro.

Os símbolos e sinais de laboratório, servem para alertar o utilizador sobre os perigos dos produtos a serem utilizados, ajudando a prevenir acidentes.

O conhecimento de várias linguagens de códigos e sinais é sempre uma mais valia para um bom escoteiro.

 

C

Corrosivo

Substâncias que quando em contacto com tecidos vivos, podem exercer uma acção destrutiva permanente.

 

E

Explosivo

Utilizado para classificar substâncias instáveis que podem reagir de forma exotérmica com rápida libertação de gases podendo originar explosões em determinadas condições.

 

F

Inflamável

Utilizado para classificar substâncias líquidas com ponto de inflamação e ebulição muito baixos e substâncias gasosas que à temperatura e pressão atmosférica normal são inflamáveis quando estão expostas ao ar ambiente.

Nota: no caso de F+ trata-se de uma substância extremamente inflamável.

 

N

Perigoso para o ambiente

Utilizado para classificar substâncias que representam uma ameaça ou um risco imediato para o meio ambiente. Estas substâncias devem ser devidamente neutralizadas ou tratadas depois da sua utilização de forma a minimizar o seu efeito nocivo sobre o meio ambiente.

 

O

Comburente

Serve para classificar substâncias que em quando em contacto com outros agentes podem potenciar reacções fortemente exotérmicas.

 

R

Radioactivo

Utilizado na classificação de substâncias emissoras de radioactividade que em doses elevadas podem ser fatais.

 

T

Tóxico

Serve para classificar substâncias que quando inaladas, ingeridas ou em contacto com a pele, podem causar riscos para a saúde, lesões permanentes ou mesmo a morte.

Nota: no caso de T+ trata-se de uma substância muito tóxica.

 

Xi

Irritante

Utilizado na classificação de substâncias não corrosivas mas que em contacto directo, prolongado ou frequente com as mucosas ou a pele pode originar reacções inflamatórias.

 

Xn

Nocivo

Serve para classificar substâncias que quando inaladas, ingeridas ou em contacto com a pele, podem causar riscos para a saúde ou lesões permanentes.

 

T/Xn

Mutagénico

Serve para classificar substâncias que quando inaladas, ingeridas ou em casos de penetração cutânea, poderão potenciar e/ou originar defeitos genéticos hereditários.