Está na rua o Mila Gaipa - Jornal do Centro Histórico de Torres Vedras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

O Centro Histórico tem a partir de agora o seu jornal! Bimestralmente sairá à rua uma edição gratuita do Mila Gaipa.

 

"Maria Emília Gaipo, ou Mila Gaipa, foi figura incontornável do Centro Histórico. Nascida na segunda metade do século XIX, Mila era uma conhecida lavadeira e ficou na memória de muitos aqueles que viveram na, então, vila de Torres Vedras. Hoje em dia, Mila Gaipa regressa às ruas da, agora, cidade como nome de jornal (...) publicação que, a cada dois meses, apresentará um retrato daquilo que vai acontecendo no Centro Histórico de Torres Vedras. Elaborada numa parceria entre a Câmara Municipal e as diversas associações que fazem do centro da cidade a sua sede, traremos para o papel entrevistas com algumas das figuras destacadas destas ruas, bem como a história dos estabelecimentos comerciais. Procuraremos conhecer melhor a memória que marcou cada uma das ruas e também as associações que aqui vão criando um presente vivo com as suas actividades. Queremos estar mais perto daqueles  que aqui vivem e dos que nos visitam. Para que o Centro Histórico se faça ouvir e notar, em tudo aquilo que tem para oferecer".

 

Mila Gaipa resulta assim num projecto de edição da Câmara Municipal de Torres Vedras com a Direcção das seguintes Associações do Centro Histórico de Torres Vedras: Académico de Torres Vedras, Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, Atlético Clube Torriense, Coisa - Espaço de Criação da Companhia de Teatro JGM, Cooperativa de Comunicação e Cultura, Escoteiros de Portugal - Grupo 129 Torres Vedras, Estufa - Plataforma Cultural e Transforma, Associação Cultural.

 

Contacte-nos pelo seguinte email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar