Grupo 129 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O Grupo de Escoteiros organiza-se em quatro Divisões Pedagógicas, de acordo com a faixa etária dos seus elementos.

Assim, temos:

Alcateia - crianças dos 7 aos 10 anos
Tribo de Escoteiros - dos 10 aos 14 anos
Tribo de Exploradores - dos 14 aos 18 anos
Clã - dos 18 aos 21 anos

A Chefia corresponde à equipa pedagógica que promove e concretiza os programas e que tem a seu cargo a gestão administrativa do Grupo.
O Conselho de Grupo é o órgão máximo do Grupo e nele têm lugar os Dirigentes e os Caminheiros Investidos com mais de 18 anos.
Sobre o Grupo 129
Após o período da ditadura, a AEP voltou à cidade de Torres Vedras com o Grupo 129, fundado a 30 de Outubro de 1984 - sob o patrocínio do então Escoteiro Chefe Nacional Adjunto Henrique Alegria.
Devido a dificuldades de instalações e à ausência temporária de um efectivo suficiente de dirigentes, este Grupo cessou a actividade no final da década, deixando grande saudade e mágoa nos escoteiros.
Em 1997, iniciaram-se os primeiros passos tendentes à reabertura do 129, através de contactos com a Direcção Nacional e, mais tarde, com a Chefia Regional de Lisboa. As cerimónias de inauguração tiveram lugar no dia 20 de Março de 1999, nas ruínas do Palácio dos Alcaides do Castelo de Torres Vedras. Entre os dirigentes e apoiantes deste Grupo encontram-se diversos elementos do antigo 129. Facto interessante é ainda a presença de antigos escoteiros e dirigentes do agrupamento 122 Torres Vedras do CNE, extinto em 1997, após 40 anos de existência, provando-se assim a velha regra, uma vez escoteiro... toda a vida escoteiro!
Actualmente o Grupo 129 com sede na Rua dos Celeiros de Santa Maria, enfrenta um novo desafio que é a cada vez maior necessidade de formar
jovens bons cidadãos, numa sociedade em mudança, onde os princípios escotistas tendem a ser decisivos na procura de um futuro melhor.
Consulte a secção Caderno de Caça e conheça a história do Escotismo em Torres Vedras e os marcos significativos da história do nosso Grupo.